Agricultura Urbana

No Brasil, nos últimos 50 anos, o crescimento urbano transformou e inverteu a distribuição da população. Dados recentes revelam que 86,53% da população brasileira vive em cidades (ONU-Habitat, 2012). Este processo  tem ocasionado mudanças na qualidade de vida, no abastecimento alimentar das populações e contribuído para a grave crise ambiental instaurada nas grandes cidades.  

Diante disso a Agricultura Urbana (AU) vêm ganhando destaque no cenário nacional e mundial e já começa a ser introduzida na agenda política de diversas cidades e considerado como parte integral da gestão urbana, sendo uma estratégia para a diminuição da pobreza, melhora na qualidade de vida, geração de renda, educação ambiental e manejo adequado dos recursos do solo e da água e o melhor aproveitamento dos espaços urbanos.


Graffiti art (by Dreph) from the Urban Gardening exhibition at Urbis, Manchester.

2 comentários:

  1. Educação ambiental, deveria ser prioridade no Ensino da educação infantil e Ensino da educação fundamental! Aprendendo a plantar e a colher plantas, que fazem parte
    da alimentação básica, os alunos cresceram mais saudáveis e conscientes do seu amanhã!

    ResponderExcluir
  2. Lembro que antes a gente comprava casa que tinha quintal e garantia algumas plantinhas para temperos e chás para dor de barriga, estômago, cólica e por aí vai!
    Hoje os terrenos foram reduzidos, as casas "higienizadas" de tal forma que se tiver um pedaçinho de terra, logo a dona da casa quer cimentar!
    É tempo dos "food" mas nós aqui torcemos para que o "slow" também tenha lugar na vida das pessoas! Calma, paz, boa alimentação!

    ResponderExcluir