terça-feira, 3 de setembro de 2013

Vai uma Pitangueira aí?

Durante o primeiro encontro na Ecobrinquedoteca nós começamos a trabalhar na bancada de germinação, separando as mudas que cresceram no período em que ficou sem cuidados regulares.

Entre as mudas que cresceram em abundância nesse período estão as Pitangueiras


.

“A pitanga, fruto da pitangueira (Eugenia uniflora L.), pertence à família botânica das Myrtaceae. É uma planta frutífera nativa do Brasil o seu nome vem da palavra tupi "pyrang", que significa "vermelha". Já era apreciada pelos colonizadores que a cultivavam em suas residências, e de seus frutos que produziam doces e sucos, além de utilizarem suas folhas na medicina popular. A pitangueira frutifica de outubro a janeiro, e existe uma grande variação na coloração da fruta, indo do laranja, passando pelo vermelho, e chegando ao roxo, ou quase preto.
As folhas da pitangueira têm conhecidas atividades terapêuticas, tendo sido usadas no tratamento de diversas enfermidades, como febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite e doenças cardiovasculares. Tem ação calmante, antiinflamatória, diurética, combate a obesidade e também possui atividade antioxidante.
Há uma variedade de compostos secundários, ou fitoquímicos, já identificados nas folhas da pitangueira, como flavonóides, terpenos, taninos, antraquinonas e óleos essenciais. No entanto, sobre a fruta da pitangueira existem  poucos estudos, identificando somente algumas antocianinas e carotenóides.”
Pessoas presentes: Nathalie, Regina, Renata, Ginus, Emile, Zamira
Produção de mudas de Pitanga = 70 mudas.
Produção de mudas de Pate de Elefante = 70 mudas
Limpeza da bancada de germinação
Plantamos hortelã e folha da fortuna



Um comentário:

  1. Mudas de pitangueiras que já fazem parte da minha vida; 3 pitangueiras para 3 irmãs.
    Renata, Andréa e Cristina. Bjs!

    ResponderExcluir