terça-feira, 10 de setembro de 2013

Adubação verde

Adubação verde é uma prática agrícola milenar utilizada para enriquecer o solo. Consiste em plantar espécies "recicladoras" de nutrientes para tornar o solo mais fértil. Essas plantas, principalmente as leguminosas, desenvolvem interações com bactérias presentes no solo que transformam o nitrogênio presente no ar em compostos que podem ser absorvidos pelas plantas, tornando desnecessário o uso de fertilizantes químicos, que poluem o solo e a água.
Após o crescimento da planta ela deve ser cortada antes de produzir sementes, picada e utilizada como cobertura para o solo.
No viveiro nós plantamos sementes de Crotalária em um canteiro no dia 10/9. Essa planta além de atuar como adubo verde também pode ter um papel importante no equilíbrio ambiental nas cidades. Suas flores amarelas atraem as libélulas, que são predadoras naturais do Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Além disso as larvas da libélula também são depositadas em água parada e se alimentam das larvas do Aedes aegypti.
Dessa forma, a Crotalária é uma alternativa muito interessante para o controle da população do mosquito. O plantio nas escolas pode gerar um ótimo projeto, envolvendo diversos assuntos relevantes como a dengue, o equilíbrio ecológico e a agroecologia. 

Além disso, essa planta é bem rapidinha... Olha como ela já está após 5 semanas. 

Assista nesse link uma reportagem sobre a Crotalária.

Mais informações sobre adubação verde aqui 



Nenhum comentário:

Postar um comentário